Especial Natal: Polvo, batatas e grelos

Chegada a quadra natalícia, cada região de Portugal tem as suas próprias tradições de Natal, sobretudo a nível gastronómico. No litoral-norte de Portugal, entre Douro e Minho, a Consoada é assim protagonizada pelo bacalhau e pelo polvo, normalmente servidos simples e cozidos com batatas e couve portuguesa. Quanto a esta última iguaria diz respeito, o chefe Luis Rodrigues apresenta duas receitas. Uma primeira de Polvo, batatas e grelos e outra, perfeita para cozinhar no dia seguinte ao natal, com as sobras – as filetes de polvo.

Polvo, batatas e grelos

8 pessoas

Ingredientes:

1 polvo com cerca de 4 kg
2 paus de canela
2 anis estrelado
2 cebolas roxas
½ litro de vinho tinto
Grelos e batata assada q.b.

Foto: Humberto Mouco

 

Preparação:

Num tacho dispor o polvo com o pau de canela, o anis, as cebolas cortadas ao meio e o vinho. Cobrir o polvo com água, até dois dedos acima, e cozer. Quando cozido deve retirar e deixar arrefecer. Cortar nas porções desejadas. Antes de servir numa frigideira com um pouco de azeite e 2 dentes de alho saltear para que ganhe mais sabor. Deverá ser acompanhado com grelos salteados e batata assada no forno. Ao dispor na travessa, adicione folhas de coentros e azeite.

E com as sobras… Filetes de polvo

Ingredientes:

Sobras de polvo (de um jantar natalício)
Farinha e ovo q.b.

Foto: Humberto Mouco

Preparação:

Como é normal, a comida pode sobrar nesta época natalícia. Se for esse o caso com o prato de polvo, pode sempre aproveitar da seguinte forma: Cortar o polvo em lâminas e passar por farinha e ovo e fritar. Poderá ser uma boa entrada mas, se assim, o desejar poderá acompanhar com um arroz cremoso de tomate e passará a ser um bom almoço ou jantar.

 

Receita publicada originalmente na revista Comer 15

Por |2017-12-22T21:14:43+00:0009:00, 24/12/2017|

Partilhar com um amigo