Quando visitávamos o Kanazawa pelas mãos do chefe Paulo Morais em meados de Agosto, já preparava o seu novo livro. Pioneiro em Portugal consagrado sushiman, Paulo Morais já somou experiências no restaurante Midori, Bica do Sapato ou o Umai. Docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, estreia-se agora a solo na autoria do seu livro Manual de Cozinha Asiática onde pretende levar o leitor numa viagem pelo sudeste asiático.

Vietname, Tailândia, Camboja, Laos, Myanmar, Malásia, Indonésia, Singapura e Filipinas são os países de inspiração das várias receitas apresentadas pelo chefe. Sopa Pho do Vietname, Pad Thai, da Tailândia, Mee Goreng, da Indonésia ou Nasi Lemak, da Malásia, são alguns exemplos dos pratos mais emblemáticos de cada país que pode encontrar no livro. Entre outras receitas de carnes, vegetais, peixe e massa que Paulo ensina a fazer. Nas mais de 200 páginas que compõe o livro o autor começa por caracterizar a tradição gastronómica de cada país. No final pode ler-se ainda uma explicação de ingredientes orientais menos conhecidos do leitor comum, como o Sambal (pasta picante), Lima Kaffir (o citrino de eleição no sudeste Asiático) ou a Galanga (da família do gengibre).

O chefe, que começou a sua carreira no Furusato, na praia do Tamariz, conta com mais de 28 anos de experiência na área. A paixão pela gastronomia japonesa fê-lo viajar até ao país onde realizou estágios. Atualmente, é o homem por trás do restaurante Kanazawa onde prepara um menu Kaseki, original do Japão, no qual os pratos são servidos em pequenas porções e de forma sequencial de forma a representar a arte minimalista desta cozinha.

Ficha Técnica:

Nome: Manual de Cozinha Asiática
Autor: Paulo Morais
Editora: A Esfera dos Livros
Páginas: 256
PVP: 24,99€

O livro está disponível nas bancas desde 17 de novembro pelo valor de 25€.