É de um encontro entre uma americana e uma lusodescendente, Gabriella Opaz e Sonia Andresson Nolasco, apaixonadas pelo norte de Portugal e, em particular, pelo Mercado do Bolhão, no Porto, que nasce ‘The Undiscovered Food Stories of Northern Portugal’.

É em língua inglesa, pela editora Oficina do Livro, que as autoras dão a conhecer as pessoas de todos os dias e os seus produtos, daquele que é “o coração e alma do norte de Portugal”. Nas 269 páginas que compõem a obra, pela lente de Ryan Opaz, são revisitadas as diferentes secções especializadas do mercado, como as frutas e os vegetais de Maria Conceição Pinto, o peixe de Maria Alice Ferreira e as galinhas do campo de Lucinda Leite.

A obra está ainda dividida pelas regiões de Porto, Vila Nova de Gaia, Douro, Minho, Trás-os-Montes e Ovar, e compila uma dezena de receitas, feitas por restaurantes portuenses. Apresenta, também, iguarias típicas, a não perder numa viagem ao norte, como a broa de avintes, o queijo terrincho ou a carne barrosã.

Ficha técnica:

Título: The Undiscovered Food Stories of Northern Portugal
Autor: Gabriella Opaz e Sonia Andresson Nolasco
Editora: Oficina do Livro
Páginas: 269
PVP: 19,90€