Dono um verdadeiro império gastronómico em Barcelona, o reconhecido chefe catalão Albert Adrià decidiu encerrar os seus cinco restaurantes, quatro dos quais com estrela Michelin. As razões prendem-se com a falta de turistas na cidade provocada pela pandemia.

Depois de restaurantes como El Celler de Can Roca, Aponiente e DiverXo terem encerrado provisoriamente por terem sido detetados casos positivos de Covid-19 entre os seus trabalhadores, agora é Albert Adrià quem decide fechar as portas dos seus espaços associando a causa do fecho à falta de turistas na cidade de Barcelona. A informação sobre a decisão pode ser confirmada no site oficial dos restaurantes através de uma nota. Numa declaração do chefe ao site Metropoli, Albert conta que plano é reabrir progressivamente os restaurantes quando a situação do país melhorar.

Os restaurantes de Adrià em Barcelona são cinco: Tickets, um bar contemporâneo de tapas, Enigma, o restaurante de fine dining criativo do grupo, Pakta, um restaurante de cozinha nikkei, Hoja Santa, um restaurante mexicano e, por fim, Bodega 1900, um bar de vermute e tapas — o único dos cinco sem estrela Michelin.

No início deste ano, ainda antes da pandemia, o ETASTE entrevistou o chefe catalão. Confira a mesma aqui.