Depois de um primeiro adiamento, de abril para setembro, eis que agora surge um novo anúncio: a Alimentaria Barcelona, uma das mais importantes feiras para as áreas da alimentação, restauração e hotelaria tem novas datas e realiza-se entre 17 a 20 de maio de 2021.

A organização explica que as novas datas vão ao encontro das necessidades da indústria que se encontra fortemente afetada pelos ecos da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Josep Lluís Bonet, presidente do evento, que na última edição reuniu num mesmo espaço 4500 empresas e 150 mil visitantes (sendo 25% destes internacionais) afirma que a Alimentaria pretende continuar a ser uma ferramenta para a indústria e que as novas datas permitem que tudo decorra num ambiente mais favorável e sem tantas limitações, sobretudo para as empresas e para o público internacional.

Ainda este ano, os responsáveis da feira prometem debater o futuro da indústria numa conferência a realizar-se entre os dias 28 e 29 de setembro, na Fira de Barcelona Conference Centre.

Recorde-se que em Portugal, Lisboa acolhe uma versão do evento que se tem realizado há 15 edições, na FIL, no Parque das Nações. Tal como por cá, a feira em Espanha está dividida em salões e acolhe montras de produtos provenientes de mais de 70 países, incluído Portugal. Além do espaço Alimentaria Trends, a feira divide-se em dois salões mais gerais: um dedicado aos produtos espanhóis e outro aos produtos internacionais. E sete temáticos: Intercarn (carnes), Interlact (lácteos e derivados), Expoconser (conservas), Grocery Food (produtos de grande consumo), Restaurama (hotelaria, restauração, catering e coletividades), Snacks, Biscuits e Confectionery (produtos doces) e ainda produtos mediterrâneos. Outros espaços em destaque é o The Alimentaria Hub, muito relacionado com os temas da inovação, do conhecimento e do empreendedorismo e também o Experience Live Gastronomy, uma área de workshops e demonstrações de cozinha onde os visitantes são convidados a privar de perto com alguns dos mais renomados chefes espanhóis da atualidade.

Em dezembro de 2019, o ETASTE viajou até Barcelona para conhecer as novidades daquela que seria a próxima edição da Alimentaria, que na altura se previa realizar em 2020. A sustentabilidade, a alimentação saudável e os produtos orgânicos foram algumas das temáticas anunciadas que o evento iria então abordar.