Entre 22 e 25 de março, o Altis Belém Hotel & Spa e o seu restaurante principal, o Feitoria (uma estrela Michelin), comemoram dez anos desde a abertura, em 2009. Para celebrar, acontecem jantares com a presença de chefes e sommeliers nacionais e internacionais.

Se há coisa que João Rodrigues, chefe do Altis Belém Hotel & Spa em Lisboa, gosta de fazer é receber gente em sua casa — os jantares Matéria que tem organizado ao longo dos últimos dois anos no Feitoria são prova disso mesmo. Assim, no décimo aniversário do restaurante não podiam faltar convidados  especiais. E especiais porquê? Porque as presenças de Alexandre Silva (Loco, Lisboa, uma estrela Michelin), Ljubomir Stanisic (100 Maneiras, Lisboa), António Galapito (Prado, Lisboa) e Pedro Pena Bastos (Ceia, Lisboa) no primeiro dia dos festejos, a 22, marcam as estreias destes chefes na cozinha do Feitoria, liderada por Rodrigues desde 2013. Os cinco colegas juntam-se para um menu surpresa, com sugestões vínicas a cargo do anfitrião André Figueirinha e dos sommeliers Alejandro Chávarro (Vinhos Livres), Emmanuel Cadieu (67 Pall Mall, Londres,) e Alex Hernandez (Dani Garcia, Marbella).

E porque o passado do Feitoria é um motivo de orgulho para a sua equipa, no dia seguinte (23 de março) os fãs do restaurante lisboeta vão poder lembrar (ou relembrar) os pratos mais marcantes destes dez anos, com o chefe da casa a preparar um jantar em modo best of, onde não vão faltar os ex-líbris Carabineiro do Algarve e Lula, camarão, amendoim e dashi — pratos que decerto ajudaram a contribuir para a manutenção da estrela Michelin, conquistada inicialmente em 2011.

Se não reservou antes, já não vai encontrar lugar disponível para os jantares acima referidos. Ambos estão esgotadíssimos. No entanto, nos dois dias seguintes, a 24 e 25, a festa continua (e aqui ainda com vários assentos à disposição), com o Altis Belém Hotel & Spa a virar uma espécie meca de vinhos, ao receber a primeira edição do evento Vinhos com Sentido — que junta vários sommeliers, enólogos e produtores nacionais e internacionais. Alejandro Chávarro, que já trabalhou em restaurantes como o espanhol Mugaritz e os franceses Lucas Carton e L’Astrance, será o anfitrião de uma iniciativa que vai contar com masterclasses várias e a presença de mais de vinte produtores oriundos de Espanha, Hungria, França, Itália, entre outros. Mas há mais: além de muito vinho, há dois almoços preparados por João Rodrigues e Eric Gauthier e ainda o debate’ Diálogos à Mesa’ sobre os temas do vinho e da restauração

O bilhete de entrada de um dia para o evento Vinhos com Sentido tem um custo de 195€ e dá acesso a todas as atividades (duas provas, almoço e aperitivo). Já o passe de dois dias custa 325€ e oferece livre-trânsito a todas as provas dos dias 1 e 2,  respetivos almoços e ainda um lugar no debate ‘Diálogos à Mesa’. Mais informações aqui.