Perante as adversidades, Queimado, o restaurante que Shay Ola abriu o verão passado em Lisboa não vai, para já, reabrir portas como o conhecemos. Durante os próximos tempos, o conceito do restaurante vai caber dentro de um brioche. Bun it é o novo pop up do chefe britânico e começa a funcionar já dia 17 de junho.

Durante o confinamento, Shay Ola e a equipa iniciaram um sistema de entregas próprio e durante semanas, criaram diversos pop ups onde, em conjunto com um restaurante convidado, criaram menus de fusão. Chamaram-lhe The Social Distancing Pop Up. “Mesmo que as coisas estejam difíceis, devemos sempre continuar a ser inovadores. E eu queria oferecer algo único aos nossos clientes”, explicou Shay, em abril, ao Etaste, ao falar sobre o projeto.

O sentido empreendedor de Shay não é algo de agora. Durante a crise financeira de 2007–2008, vários restaurantes começaram a apostar em serviços de take away. Foi nessa altura que para se destacar dos demais, o chefe criou o projeto The Rebel Dining Society em que organizou uma série de jantares pop up que acabaram por ganhar notoriedade na cidade de Londres.

Depois de passar por grandes capitais europeias, Ola chegou a Lisboa há três anos e apaixonou-se pela cidade. No verão passado, abriu o Queimado, restaurante onde o grelhador a carvão é o protagonista. Perante os novos desafios, Shay vai abrir a partir de dia 17 de junho mais um pop up no espaço do restaurante, enquanto faz uma pausa no conceito do Queimado. Bun it — assim se chama — é a essência do Queimado dentro de um hambúrguer. “Sabíamos que tínhamos que tomar medidas drásticas face às dificuldades que todos na indústria estão a enfrentar. Bun it é a nossa resposta. A essência do que fazemos está presente no novo conceito”, começa por explicar o responsável.

O menu é composto por um hambúrguer (com 15 dias de maturação) queijo, ketchup da casa, molho de hambúrguer, pickle de cebola e pepino [que conta com uma versão vegetariana] e ainda uma katsu sando de bochechas de porco com salada asiática, esmalte caseiro de tonkatsu, maionese sriracha e pickles. Os brioches dos hambúrgueres vêm da Padaria Gleba e os molhos são caseiros.

Além desta oferta, há ainda costeletas de porco com cobertura de soja e Kentucky Fried Quail (cordonizes e frango frito).

Para acompanhar há batata-doce grelhada, abóbora, quinoa, espinafre e tomate confit e também batatas fritas com tripla fritura. Para sobremesa, há Peanut Butter and Jelly Ice Cream Sandwich (sanduíche de gelado de cereja com manteiga de amendoim e geleia).

“O nosso foco é fazer com que as pessoas aproveitem o que temos para oferecer no parque, junto ao rio, ou se quiserem, na rua do restaurante. Espero que o Bun It vá ao encontro das necessidades das pessoas de passarem um bom momento, serem sociais e fazerem o melhor possível desta difícil situação. O futuro permanece incerto mas nós seguimos positivos”, diz Shay.

Para acompanhar a comida, há milkshakes com álcool, cocktails, frozen cocktails, sumos caseiros, bem como, vinhos e cervejas portugueses.

But it vai estar disponível em regime take away, delivery e vai ser também possível comer no local, através de reserva atempada. O pop up vai estar em funcionamento de quarta a sexta-feira, das 17h às 23h. Mais informações aqui.