O histórico comboio The Presidential está de regresso à linha para a edição de outono, a acontecer entre os meses de setembro e outubro. Ao longo de largas horas, vários chefes do panorama nacional vão cozinhar a bordo de uma locomotiva sempre em movimento, com o Douro como cenário.

Na sua quinta edição, a viagem segue a habitual rota Porto-Quinta do Vesúvio-Porto. Ao longo de nove horas, os passageiros deste comboio – datado ao século XIX – vão ter a oportunidade, entre várias outras coisas, de degustar um menu inédito de quatro pratos (com direito a harmonização de vinhos incluída). A nova edição do The Presidential (considerado o melhor evento público do mundo segundo os BEA Awards de 2017) tem início dias 29 e 30 de setembro e prossegue viagem até ao final de outubro, sempre aos fins de semana. Do cartaz, divulgado recentemente, constam vários nomes que se estreiam na iniciativa.

O chefe Miguel Laffan, responsável pelo L’AND Vineyards, em Montemor-o-Novo, é uma das novidades e o primeiro da lista de um fim de semana já esgotado (29 e 30 setembro). Mas nada tema, ainda há muitos lugares por onde escolher nas semanas seguintes. Vincent Farges (6 e 7 de outubro) decerto mostrará a cozinha do seu recente Epur, em Lisboa. O mesmo fará Tiago Bonito (13 e 14 de outubro), que no ano passado agarrou a oportunidade de liderar o Largo do Paço, em Amarante. Mas há mais. Esta viagem dará ainda oportunidade de conhecer melhor a cozinha de Manuel Maldonado, do 100 Maneiras, em Lisboa e de Ana Moura (20 e 21), cujo último pouso foi o Cave 23, também na capital. João Oliveira (27 e 28), do Vista, em Portimão, será o único repetente do evento. Em 2017, relembre-se, fez a sua estreia no The Presidential ao lado de Vasco Coelho Santos.

Tal como em anteriores edições, estão disponíveis vários bilhetes, com valores entre os 500€ e os 4000€. Provas de vinhos e passeios de barco são algumas das atividades incluídas nas experiências.

Mais informações aqui.