Para celebrar Portugal e a sua gastronomia fora de portas, no próximo dia 10 de junho, os chefes Vítor Sobral, Hugo Nascimento e José Júlio Vintém, vão juntar-se ao lusodescendente Anthony Gonçalves, em Nova Iorque, para um jantar inédito, inserido na iniciativa Portuguese Chefs Worldwide.

O ano passado, a ideia estava colada ao Congresso dos Cozinheiros e servia de pontapé de saída para uma série de iniciativas futuras. Este ano surge em ato único mas continua com o mesmo propósito: celebrar a gastronomia portuguesa e os seus profissionais espalhados pelo mundo.

Vítor Sobral e Hugo Nascimento, da Tasca da Esquina, em Lisboa e José Júlio Vintém, do Tombalobos, em Portalegre são os convidados de Anthony Gonçalves, chefe do nova-iorquino Kanopi, para uma noite que se quer portuguesa do início ao fim. Robalo, bacalhau, porco e ovo vão ser os produtos estrela de uma refeição que terá lugar no restaurante Bâtard.

Paulo Amado, diretor do Etaste e responsável pelo movimento Portuguese Chefs Worldwide será um dos anfitriões, junto a Óscar Correia, profissional ligado ao mundo da restauração há já largos anos e atual diretor de F&B do hotel Vila Vita Parc, no Algarve. Numa noite totalmente lusa, não vão faltar à mesa vinhos portugueses nem a música de Tiago Pereira, com a banda Sampladélicos.

Aproveitando a presença na Big Apple, os mesmos chefes juntam forças novamente no dia seguinte, 11, no jantar anual da iniciativa City Meals on Wheels, que reúne profissionais de cozinha de várias partes do mundo num evento de cariz social.