Em 2016, Vasco Coelho Santos abria o seu segundo projeto a solo, depois do BaixóPito, na cidade do Porto. A 7 de dezembro, o chefe portuense comemora um ano de vida do restaurante Euskalduna e preparou um conjunto de festividades para celebrar o acontecimento.

São sete dias, de 30 de novembro a 6 de dezembro, em que Vasco recebe no seu restaurante, de apenas 16 lugares, vários chefes para jantares a quatro e até seis mãos. Cada convidado preparará um menu de seis pratos, tendo como tema as várias regiões do país e no qual se incluem as Beiras (alta e baixa), o Ribatejo, o Alentejo, os Açores e a Madeira, o Minho o e Douro Litoral e o Algarve. “Tudo para saírem das suas zonas de conforto”, conta Vasco. Nesse sentido, “os clientes podem esperar momentos divertidos”.

No primeiro dia, sobe à Invicta Pedro Pena Bastos, que até há bem pouco tempo era o homem à frente do restaurante Esporão, no Alentejo. No primeiro dia do mês, vem de Lisboa o chefe do grupo 100 Maneiras, Vítor Adão. No dia seguinte, a 2, Rodrigo Castelo traz as suas inspirações ribatejanas do Taberna Ó Balcão, em Santarém, ao Porto. Dia 3, apresenta-se à chamada João Rodrigues do Feitoria (1 estrela Michelin), restaurante do hotel Altis Belém Hotel & Spa, na capital.

Do algarvio Vista, inserido no hotel Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, vem João Oliveira, que há duas semanas cozinhou com o chefe do Euskalduna a bordo do The Presidential. O segundo jantar desta dupla acontece dia 4. Manel Lino, que em Portugal somou experiências no Tabik e no Trio, junta-se a Vasco Coelho Santos dia 5. O último jantar, a 6, terá como convidados Luís Barradas, que recentemente abriu a Marisqueira Zagaia, em Setúbal e Carlos Fernandes, que até há uns meses, era o responsável da pastelaria do Loco (1 estrela Michelin), em Lisboa.

No dia de aniversário do restaurante a 7, a Cervejaria Gazela, conhecida pelos seus cachorros, leva o seu ex-líbris ao Euskalduna. Entre as 19h e as 21h, todos os clientes são convidados a entrar e usufruir da iguaria, acompanhada de espumante ou cerveja. “Este foi um ano muito positivo a todos os níveis. Para 2018 queremos continuar a crescer cada vez mais”, diz o chefe que em janeiro vai receber mais dois jantares inéditos.

Os jantares têm um custo de 100€, já com bebidas incluídas. Garanta o seu lugar em reservas@euskaldunastudio.pt ou através do número de telemóvel 935 335 301. Mais informações aqui.