Depois do norte, é tempo de rumar a sul e conhecer os bares de eleição de Jaime Montgomery, jovem bartender que até há pouco tempo liderava a equipa do Bovino Steakhouse, em Almancil. Não foi tarefa fácil mas o Barman do Ano 2016 aceitou o desafio de escolher apenas cinco paragens no Algarve. E com tanta oferta, sobretudo no verão, Jaime optou por selecionar bares de apenas três zonas: Almancil, Faro e Albufeira. Depois das escolhas de Tiago Vasconcelos e Daniel Carvalho, é tempo de ir ao Algarve e esquecer a chuva, nem que seja apenas por momentos.

Gusto by Heinz Beck
Morada: Conrad Algarve, Estrada da Quinta do Lago, Almancil

Foto: DR

“No Algarve, o Gusto é uma paragem obrigatória. Nelson Matos, o barman de serviço, oferece uma experiência de cocktails única com o seu menu inspirado na obra Os Lusíadas, de Luís de Camões”.

A provar: Echoes of History

Salrosa
Morada: Praça Miguel Bombarda, 2,
Albufeira

Foto: DR

“Situado em Albufeira, este é um dos poucos bares da cidade que com um ambiente descontraído tem à disposição cocktails bem trabalhados e uma sangria ótima. O espaço é pequeno mas muito acolhedor e conta com uma linda vista para a praia!”

A provar: A sangria

Aperitivo
Morada: Rua Conselheiro Bívar, 51, Faro

Foto: DR

“É considerado por muitos como o irmão mais novo do Columbus, bar icónico na baixa de Faro, e propriedade dos irmãos Gião. O Aperitivo é um espaço com uma equipa jovem. A decoração tem pormenores únicos! Se tiverem a oportunidade de lá ir, reparem no balcão do bar que conta com os nomes de alguns clientes gravados”.

A provar: Sugiro que fiquem nas mãos do Duarte Oliveira, um jovem barman que me surpreende sempre que lá vou

Varandas
Morada: Rua do Albergue, 14, Faro

Foto: DR

“O Varandas é aquele bar em que toda a gente se sente bem! Tem uma equipa bastante acolhedora, simpática e bem-disposta. Curiosamente, é um espaço onde se junta grande parte da comunidade de bartenders do Algarve e em que existe sempre uma grande partilha de ideias. Uma sugestão: no verão, os cocktails sabem melhor no terraço, com vista para a cidade de Faro”.

A provar: Mayflower

Bovino Steakhouse
Quinta do Lago, Roundabout 6, Rua Formosa, Almancil

Foto: Rita Santana/Clementine Things

“Inserido num restaurante, é o bar da zona que marca mais pela diferença. Com uma equipa jovem e dinâmica, procura juntar a hospitalidade a uma carta de cocktails de assinatura. A decoração e a grandiosidade da casa em si também são pontos distintos dos restantes espaços em Almancil”.

A provar: Sente-se ao balcão. Um dos barmen tratará de lhe preparar a melhor bebida possível.