Terça-feira, dia 18 de setembro, o Mercado de Arroios, em Lisboa, recebe o concurso Troféu Portugal que vai desafiar cinco chefes, provenientes de várias zonas do país, a usar produtos de raiz nacional nos seus pratos.

O nome diz tudo. A iniciativa, promovida pelas Edições do Gosto, tem como principal objetivo evidenciar os produtos e os produtores portugueses, procurando aliar técnicas e experiência, e respeitando “os modelos de confeção tradicional das cozinhas regionais e da cozinha contemporânea”, esclarece a organização. Para tal, foram convidados uma mão cheia de chefes lusos. A escolha, essa, não podia ter sido mais diversificada. Rodrigo Castelo e Luís Gaspar são talvez os nomes mais conhecidos do público. O primeiro começou a dar nas vistas com a sua Taberna Ó Balcão, em Santarém e mais recentemente estreou-se na capital, com O Mariscador. Já o segundo, responsável pelos projetos lisboetas Delidelux, Sala de Corte, Casa Lisboa (espaços que o ETASTE visitou recentemente, cujas reportagens pode ler aqui e aqui), é o mais novo em competição (tem 27 anos) e em 2017 venceu o Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) — que no próximo ano celebra duas décadas de existência. Também da capital, d’O Talho — o restaurante primogénito de Kiko Martins — junta-se Nuno Fernandes, cozinheiro que nos anos de 2016 e 2017 subiu ao pódio de finalistas do CCA.

Das regiões do norte e centro, com percursos mais discretos, apresentam-se Arnaldo Azevedo, que cresceu na cozinha do restaurante do pai e atualmente lidera o Palco do Hotel Teatro, no Porto, e Mário Ramos do Helana, em Idanha-a-Nova, ligado à área há 20 anos e docente na Escola Superior de Gestão, do  Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Para avaliar os concorrentes, que vão cozinhar ao longo de cinco horas e meia (das 8h30 às 14h30) um menu composto por sopa, petisco, prato de cozinha regional e prato de cozinha contemporânea, vão estar presentes os experientes Miguel Castro e Silva, Nuno Diniz, Orlando Esteves, José Júlio Vintém e Rui Martins (vencedor da primeira edição do concurso).

Além de poder assistir à competição sem qualquer custo associado, o público presente vai ter a oportunidade de degustar as várias criações apresentadas pelos chefes e assistir à entrega de prémios, marcada para as 16h.

O cartaz promocional do Troféu Portugal. Fotos: Clementine Things

O cartaz promocional do Troféu Portugal. Da esquerda para a direita, Arnaldo Azevedo, Luís Gaspar, Mário Ramos, Nuno Fernandes e Rodrigo Castelo. Fotos: Clementine Things