Muitos não saberão mas a cidade de Amesterdão tem sido, nos últimos anos, um ponto de encontro de barmen portugueses. Wilson Pires, João Ribau e Filipe Braz são apenas alguns dos nomes que fizeram parte de equipas dos mais reconhecidos bares na cidade. O jovem Daniel Dias, com 23 anos, é mais um desses casos. Em 2017 mudou-se do Algarve para a Holanda e desde então que é parte integrante do bar e restaurante The Duchess. O seu roteiro de bar tem as habituais cinco paragens mas podiam ser muitas mais. Depois de Tiago Vasconcelos, Daniel Carvalho e Jaime Montgomery é tempo de fazer as malas numa viagem até aos Países Baixos.

The Tailor
Morada: Dam 9, 1012 JS, Amesterdão

Foto: DR

“Este bar situa-se uma rua atrás do famoso Red Light District no Grand Hotel Krasnapolsky. Como o próprio nome sugere, no The Tailor (ou O Alfaiate, em português) podemos encontrar uma acolhedora equipa de profissionais, todos vestidos com fatos por medida e a condizer com a fenomenal atmosfera que as diferentes salas apresentam. Na carta, é possível encontrar alguns dos melhores jenevers (um antecedente do gin), para além de uma vasta seleção de charutos”.

A provar: Cuban Mist in the Tailor Bar

Tales & Spirits
Morada:
Lijnbaanssteeg 5-7, 1012 TE Amesterdão

Foto: Jacob van Rozelaar

Foto: Jacob van Rozelaar

“Na minha opinião, é um dos melhores bares da Holanda. E, por sorte, está localizado na mesma rua daquele onde trabalho. O Tales & Spirits apresenta um dos melhores serviços de hospitalidade da cidade (afinal está no lugar 35 na lista The World’s 50 Best Bars). É um espaço que marca pela diferença nos detalhes e se distingue não só pelo seu menu mas também pela versatilidade da sua equipa (e onde está o português Wilson Pires), que num momento poderá recolher o seu casaco à entrada e no seguinte, preparar a sua bebida predileta!”

A provar: Drop of Art

Pulitzer’s Bar
Morada: Keizersgracht 234, 1016DZ Amesterdão

Foto: DR

“É um dos meus bares de hotel preferidos. Tem uma entrada direta para o bar pela porta das traseiras e conta um menu de cocktails exclusivos, clássicos e elegantes. Acredito que uma bebida perfeita deve ser sempre combinada com um aperitivo à altura. E o Pulitzer’s Bar reúne uma pequena seleção de snacks ao balcão que são de comer e chorar por mais!”

A provar: Lavish Party

Vesper
Morada: Vinkenstraat 57, 1013 JM Amesterdão

Foto: DR

“O Vesper é um bar pequeno mas com uma oferta variada. Forte na criatividade e no sabor, as suas bebidas são autênticas experiências. A carta muda de forma frequente, por isso, o cliente encontrará sempre algo novo todas as semanas. Para os amantes de especiarias, acredito que facilmente vão aqui ter sempre algo que vos surpreenderá!”

A provar: Fique nas mãos do bartender

Door 74
Morada: Reguliersdwarsstraat 74, 1017 BN Amesterdão

Foto: Paul Vd Linde

Foto: Paul Vd Linde

“É o primeiro cocktail bar estilo speakeasy na Holanda. É, por isso, bastante discreto. Até a porta está meio escondida. Ao entrar, reina uma atmosfera sofisticada. Por ser dos poucos cocktail bares com uma extensão de horário, acaba por ser um ponto de encontro para a maioria dos profissionais da indústria hoteleira”.

A provar: Sky Father